domingo, 22 de maio de 2011

Hora 5

Agora tá andando! Consegui voar mais uma horinha hoje!!! E hoje foi bom!

Chegamos lá, e no briefing já fiquei meio tenso... Decolar sozinho, glissada frontal e pane!  Instrutor explicou tintin por tintin como decolar! Full power, mínimos atingidos, 2200 RPM, instrumentos OK, speed alive, avião mantendo a reta (pedal para a direita), 80MPH, cabrar até o avião sair do chão, nivelar para embalar, 90MPH, mantém a subida, 400 pés de altura, after takeoff checklist. É isso aí, estamos voando!!!

Pegamos a proa para a R595 e lá, à 5000' de altitude, aprendi a fazer a glissada frontal. Carburator heat aberto,  tira a potência, pedal para um lado e manche pro outro. O cherokee sem glissada já desce rápido, agora, caranguejando ele despenca!

A simulação de pane foi o que eu mais me bati. É muita coisa pra lembrar, principalmente com o avião descendo sem motor.  Tenho que treinar muito a sequencia, mas chego lá.

Depois, pra descontrair, pedi para o instrutor fazer um stall, só pra ver qual que é o barato! Ele ME botou pra fazer o stall... hehe. O meu foi uns stallzinho de leve aí ele assumiu o controle e fez um que fez o café da manhã visitar o esôfago!!! heheh Tudo sob controle!

Voltamos e eu fui até a final e alinhei com a pista, em seguida ele assumiu e pousou! Estvámos chegando e na hora do pouso ele chegou perto, o avião não tocou no chão e deu uma flutuada nervosa. Demos uma pancada no chão!! hehe O pouso mais feio que os instrutores já fizeram comigo a bordo!

Mas no final deu tudo certo!

Até breve,
Henrique

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Hora 4

Mudei minha abordagem de como agendar horas para voar! De agora em diante, enquanto for possível, não vou mais agendar horários para voar... Sempre que o dia amanhecer aberto, vou pro aeroporto e espero alguém desmarcar... Hoje por exemplo isso funcionou!

Cheguei lá por volta das 8:00 e o aeroporto tinha acabado de abrir. Um outro aluno tinha marcado uma nevegação de 2 horas: o horário das 7:30 e o das 9:00. Como o aeroporto em curitiba nunca está aberto as 7:30, era muito porvável que ele não fosse fazer a navegação, portanto o horário das 9:00 ficaria livre. Dito e feito! 20 pras 9 eu estava fazendo a inspeção do avião rumo à minha 4ª hora de voo.

As manobras de hoje foram: curvas de alta, mudança de atitude em curva e entrada/saída do tráfego. Curvas de alta são muito boas, porém no cherokee 140, se não puxar com vontade o manche ou não der uma boa potência no motor, o avião desliza pra dentro da curva e perde muita altitude bem rápido. Nessa hora que se sente de verdade a tal da força G. Você fica grudado no banco!

Mudança de atitude em curva, é bem sossegado! Sobe ou desce em espiral. Pra subir, enche a potência puxa o manche e mantem 90MPH (78Kt) fazendo uma curva. Pra descer, tira um pouco do motor, faz a curva e a gravidade faz o resto.

Aproveitei para fazer novamente a coordenação de primeiro tipo que no vôo passado foi um fiasco! Depois de pegar umas dicas com os colegas mais experientes, já deu pra ver uma melhora na manobra! agora ao invés de lambada, parecia no máximo um samba meio quadrado! :)

Fiz a fonia para retornar para o aeroporto, mantendo 3700' no circuito e girando base o instrutor assumiu!


É isso aí!
Até Breve,
Henrique

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Hora 3

Depois de um bom tempo com os 2 aviões parados para manutenção, chegou a hora de voar minha 3ª hora. Mas não sem antes passar alguns percalços.

Vôo marcado para as 9:30 da manhã, dia amanhece encoberto por uma névoa típica de inverno curitibano. Metar das 8:00 (11UTC), bacacheri fechado! 8:45 abre aquele céu azul, sem nenhuma nuvem! Me preparo para o voo, faço a inspeção, preencho o a notoficação do voo e.... Cadê o instrutor???? O lazarento ficou dormindo... ele viu o metar das 8 e voltou a dormir... E eu lá depois de 1 mês sem voar, um dia lindo, sem vento, e sem instrutor!!! Quase que chutei tudo pro alto e fui na concorrência terminar minhas horas!!!

Indignação passada e depois de muitas desculpas por parte de quem manda na bagaça, alguns dias depois eu consegui voar. O terceiro voo até agora foi o que deu mais trabalho, isso porque eu não consegui fazer uma manobra prevista! A coordenação de primeiro tipo é o Ó! Tem que manter o nariz numa referência e inclinar o avião de um lado para outro. Eu inclinava pra um lado... tranquilo, referência no lugar certo, girava pro outro lado, o nariz chacoalhava, tentava voltar pra consertar, aí tava tudo perdido... parecia que o avião tava dançando lambada! O que me tranquilizou foi o instrutor falando pra ficar tranquilo porque ele só dominou essa  manobra completamente no final do curso de PC dele!

O resto foi tranquilo, coordenação de segundo tipo (pega 3 referências a 45 graus de distância uma da outra na horizontal e fica girando de um lado para o outro fazendo um "S") e curvas de pequena e média inclinação.

Agora é esperar pra que a hora 4 não demore tanto!!!

E enquanto isso, estudando mecânica! Vou reler a apostila e fazer todos os exercícios que eu achar!

Até breve.