É isso aí... duas semanas depois, mais uma horinha de vôo.
Ontem foi a vez da glissada lateral e do CAP (Coordenação Atitude Potência).
Decolamos (na verdade eu decolei :D ) e fomos para a R595. Chegando lá, subimos para 5000' e iniciamos o CAP. O objetivo era sem flaps diminuir a velocidade para 90MPH e manter o voo horizontal apenas controlando no profundor e na potência. Em seguida 80MPH e 75MPH no mesmo esquema. Feito isso, fizemos a mesma coisa, porém agora com flap de 10° para 90MPH, 25° para 80MPH e 40° para 75MPH. Foi tranquilo!
Depois subimos para 5500' para iniciar a glissada lateral. Essa manobra faz com que o avião perder altitude extremamente rápido enquanto se faz uma curva sem aumentar a velocidade. Para realizá-la pega-se a referência para onde se deseja estar virado após a manobra, abre o ar quente, tira a potência para iniciar o vôo planado com 90MPH, gira o manche pro lado da referência, dá pedal pro lado contrário e vai controlando a direção no aeleron e a velocidade no profundor. A primeira foi feita com a ajuda do instrutor e a segunda fiz sozinho, com direito a elogios do instrutor!
Voltando para o bacacheri, como ele não falou nada, achei que eu ia alinhar e ele ia pousar... Que nada, alinhei e fui descendo e nada de ele dizer que ele assumiria a partir dali... Fui aproximando, e ele dizendo, "tira um pouco de motor", "olha a velocidade", "tira todo o motor"... Um pouco antes do toque o avião deu uma flutuada, demos um pouco de motor pra estabiizar e descemos suavemente. Quase fiz um pouso completo! Praticamente sem saber o que deveria ser feito! Foi bom e nos próximos vôos, quem sabe eu comece a pousa certinho.
Até breve,
Henrique
Nenhum comentário:
Postar um comentário